Projeto Paz
No
mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens,
através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e
tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando
estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.
Frequentemente,
podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra
professores, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou
psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra
a comunidade escolar. Acolher os pais na volta às aulas oferecendo uma palestra
sobre violência é um bom caminho para se iniciar o projeto.Apresentar o regimento
interno da instituição também é uma forma dos pais tomarem ciência das atitudes
que são aceitas ou não dentro da escola, dos direitos e deveres de cada um no
processo educativo, preparando-os para o direcionamento das orientações a serem
dadas aos alunos.Após a explanação do tema, propor algumas dinâmicas a fim de
aproximar os participantes da reunião. Sugere-se que as mesmas envolvam casos
de violência nas escolas, que podem acontecer tanto com professores como com os
alunos, destacando que a prioridade é desenvolver um trabalho voltado para a
pluralidade cultural, com o respeito sendo colocado como o principal
instrumento entre as pessoas. Podem ser apresentadas através de teatro,
paródias, mímicas, dentre outras.
A
solidariedade é um valor relativo da não violência, que deve ser desenvolvida
no âmbito escolar e aparecer nas mais simples formas, nos diálogos desde as
classes de educação infantil até as turmas mais adiantadas e ensino médio, se a
escola trabalhar com esse nível de educação.Através da solidariedade o sujeito
percebe que pode trocar experiência com o outro, aprende a respeitar as
limitações dos seus companheiros bem como as suas próprias dificuldades, mas
também identifica que pode contar com o apoio de alguém, caso necessite.
Um
vídeo veiculado num site famoso pode ser exibido durante a realização dos
eventos. O mesmo pode ser localizado através do nome de “Whereisthe Love?” e
faz uma abordagem da violência no mundo, da guerra, de crianças sofrendo,
soldados chorando, etc. É uma linda demonstração de amor ao próximo, onde os
cantores questionam sobre a existência do amor, através de um rap.
Esse
tipo de trabalho é importante, afinal, a paz não deve estar presente somente no
âmbito escolar, mas sendo praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se
constrói um mundo melhor!
SUGESTÕES
DE PROPOSTAS A SEREM DESENVOLVIDAS:
Ø Uma
forma de mobilizar a comunidade escolar é propondo uma caminhada pela paz.
Organize um grupo de pais para ajudar na elaboração e confecção de faixas,
cartazes, panfletos e frases a serem cantadas durante a passeata. Aceitar as
ideias dos pais é mostrar o quanto são importantes na educação dos filhos, além
de melhorar as relações de confiança dos mesmos com a escola.
Ø Utilização
de vídeos na sala de informática, visando debates direcionados para o tema;
Ø Organização
de palestras para alunos e comunidade escolar com : Psicólogos, Advogados e
Conselho tutelar, abordando temas como drogas, violência, direitos e deveres...
Ø O
espírito da Paz e da Solidariedade deve estar presente durante a execução do
projeto. Para isso, alguns itens devem ser considerados nas relações sociais da
comunidade escolar, que poderão ser sugeridos através de cartazes afixados no
pátio da escola, portão de acesso, banheiros, a fim de lembrar os principais
conceitos que estão sendo trabalhados. São eles: colocar-se no lugar do outro;
promover o diálogo e a amizade; valorizar o que cada pessoa tem de positivo;
administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar
diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se
pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a esperança; exercitar o perdão;
etc.
Ø Organização
de um júri simulado nas turmas dos 4° e 5° anos, sendo A DROGA como réu,
aguçando o debate e a reflexão crítica.
Objetivos:
1- Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se
envolverem e tomar uma posição.
2- Exercitar a expressão e o raciocínio.
3- Desenvolver o senso crítico:
Participantes: (Funções)
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas
pelo advogado de acusação.
Testemunhas:
Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado,
pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar.
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Ø Dramatização
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar.
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o juri, acompanham em silêncio.
Passos:
1-Coordenador apresenta o assunto
e a questão a ser trabalhada.
2- Orientação para os
participantes.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
3- Preparação para o júri.
4- Juiz abre a sessão.
5- Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6- Advogado de defesa, defende o réu ou a ré.
7- Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
8- Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9- Advogado de defesa, retoma a defesa.
10- Intervenção da testemunha de defesa.
11- Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12- O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
13- Leitura e justificativa da sentença pelo juiz.
Utilize o teatro em sala de aula. Divida os alunos
em grupos e motive os grupos a criarem uma dramatização sobre Bullying e
Violência Escolar. Direcione os trabalhos para que as turmas criem duas
versões, uma positiva e outra negativa. A cada apresentação, convide a turma a
discutir sobre a apresentação, analisando os personagens e o contexto da
dramatização.
Ø Teatro de Fantoche
Utilizando os Bonecos de Fantoches, que podem ser
confeccionados pela própria turma em uma aula de artes. Incentive a turma a
através dos fantoches criarem histórias de BUllying. Direcione os trabalhos
para que as turmas criem duas versão, uma positiva e outra negativa. A cada
apresentação, convide a turma a discutir sobre a apresentação, analisando os
personagens e o contexto da apresentação.
Ø Paródia
Paródia é uma imitação cômica de uma obra
literária. Após falar sobre Bullying, discutir as causas, quem é a vitima, o
agressor e outras questões teóricas importantes. Divida a turma em grupos, e
incentive cada grupo escolher uma música e criarem uma parodia contra o
Bullying. Para finalizar a atividade, poderá ser criado um concurso de paródias
e coreografias contra o Bullying na própria turma ou na escola.
Ø
Construção
de regras:
A proposta, em um
primeiro momento, de ações voltadas para a formulação de normas coletivas surge
por acreditar-se que aí está a base de uma convivência saudável: construir
coletivamente as regras que equilibrarão essa convivência. Afinal,
sabe-se que quando se participa da construção de algo, os envolvidos
também se sentem comprometidos com a efetivação dessa construção.
Ø Dilemas morais:
Os dilemas morais são
narrativas breves de situações envolvendo conflitos de natureza moral que
encerram valores diferentes. No final da narrativa, o aluno é solicitado a
assumir e a justificar, com argumentos, um posicionamento sobre a forma que lhe
parece mais justa para resolver a situação conflituosa. Os dilemas morais não
oferecem nenhuma resposta certa, mas incentivam o exame de diferentes opções
com seus respectivos argumentos (GONÇALVES,
2002,
p.641).
EXEMPLO: Um taxista acha uma mala cheia de dinheiro no seu carro. O pai dele
está doente e não há recursos para salvá-lo. Devolve a grana? Salva o pai?
Alguém sabe dizer o que é certo ou errado fazer, nessa hora?
Ø Dinâmicas de grupos: As dinâmicas de
grupo podem ser entendidas como procedimentos que envolvem ações educativas realizadas
com grupos de alunos, visando a favorecer a emergência de interação social
construtiva, baseada na comunicação, cooperação, confiança, reciprocidade,
respeito mútuo e responsabilidade (GONÇALVES, 2005,p. 643).
Exemplo
Juventude
e comunicação (www.catequisar.com.br)
Desenvolvimento:
distribuir papel aos participantes e convidá-los a desenhar um homem(meninos)
ou uma mulher(meninas). Deverão anotar na figura: Diante dos olhos – as coisas
que viu e mais o impressionaram. Diante da boca – 3 expressões (palavras,
atitudes) das quais se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da cabeça – 3
idéias das quais não abre mão. Diante do coração – 3 grandes amores. Diante das
mãos – ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés – piores enrascadas em
que se meteu. Comentário: Foi fácil ou difícil essa comunicação? Por quê? Este
exercício é uma ajuda? Em que sentido? Em qual anotação sentiu mais
dificuldade? Por quê? Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas
e o conhecimento de si mesmo? Por quê?
REGISTROS:14
Ø Registrar todas essas
atividades com fotos, depoimentos, relatórios, etc.
Ø Iniciar a construção
de um portfólio sobre esse projeto. Para isso, definir em conjunto, como o
mesmo será realizado.
AVALIANDO OS RESULTADOS
Ao
se colocarem em prática as ações previstas, é fundamental que o resultado das
mesmas seja analisado. Seu sucesso dependerá do monitoramento das mesmas para
que se avaliem quais objetivos foram alcançados, o que deu certo, o que precisa
ser alterado, enfim, quais foram os avanços e as dificuldades no decorrer da
implementação do projeto. Isso significa avaliar o projeto ou plano. E o
resultado das avaliações precisa ser partilhado com a comunidade escolar. É
necessário que se apresentem gráficos, relatórios, enfim, o que decorreu de
cada ação praticada. Dessa forma, também, se estará acompanhando e readequando
o projeto, o que resultará no seu melhoramento visto que, durante esse
processo, superam-se muitas convicções inicias construindo-se outras talvez até
mais complexas e que influenciarão nas futuras tomadas de decisão sobre novos
procedimentos.
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